PSG Senac

Programa Senac de Gratuidade

O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, é mais uma ação da instituição para promover a inclusão social. O PSG oferece, a partir de 2009, vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial ao Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.

Como o Programa funciona?
Como está presente por todo o Brasil, trabalhando com diferentes realidades, o Senac de cada estado irá anunciar à população, por meio de jornais ou outros meios de comunicação, os cursos disponíveis, o número de vagas, as unidades que realizarão os cursos e os turnos em que eles serão oferecidos.

Quem pode participar do Programa?
O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse dois salários mínimos - a referência é o salário mínimo federalOs candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.

Como posso me candidatar?
Primeiramente, é preciso calcular a renda bruta de todos os membros de sua família. Por exemplo, somando todos os salários e dividindo esse total por todos os componentes que dividem a mesma moradia. Se a média for até dois salários mínimos federais, você poderá concorrer a uma vaga no PSG. Lembrando que entende-se por grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas que residam na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar e tenham com o candidato algum dos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã) ou avô(ó). Qualquer dúvida, é só procurar a unidade do Senac mais próxima de você.

Como me inscrevo no Programa?
Basta acessar a página de inscrição do PSG, no site do Senac Rio, e escolher o curso, o turno e o endereço mais convenientes para você. Para acessar o site de inscrição do PSG clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário